Na última segunda-feira (05/11), a Associação Pestalozzi de Maceió realizou uma capacitação sobre a Ouvidoria SUS: Histórico, Benefícios e Campo de Atuação, foram os temas abordados na ocasião.
A capacitação aconteceu às 9h no auditório do Centro Especializado em Reabilitação - CER IV e teve como ministrantes Janailma Pereira Ivo de Azevedo, graduada em Relações Públicas e responsável pela Ouvidoria SUS Alagoas e Verônica Maria Santos, graduada em Serviço Social e servidora da Secretaria de Estado da Saúde há 14 anos.
Estiveram presentes coordenadores e ouvidores das instituições, entre elas: Adefal, Funcae, Instituto Crescer e APAE. O objetivo foi de esclarecer dúvidas e informar as instituições acerca da importância da Ouvidoria SUS, como um canal de diálogo entre a gestão e a sociedade.
“É importante que os setores respondam a ouvidoria para que a sociedade não se sinta lesada, e a gestão maior das instituições deve cobrar por treinamentos e qualificações”, declarou Tereza Amaral, presidente da Pestalozzi de Maceió.
Para a ministrante Janailma Pereira Ivo Azevedo, responsável pela ouvidoria SUS Alagoas, é de suma importância ouvir a sociedade sobre o serviço que está sendo oferecido. “O nosso trabalho, além de fazer a recepção das demandas é de prestar apoio técnico, para que o serviço seja mais qualificado e mais aprimorado”, afirmou.
“A ouvidoria SUS é um instrumento de participação social e capacitações como essas nos impulsionam a melhorar o atendimento, pois é um momento rico em aprendizagem”, explicou Raylane Zumba, ouvidora da APAE.
Ouvidoria SUSÉ a instituição que representa os interesses dos cidadãos no ambiente em que atua na busca de resoluções efetivas. A sociedade se manifesta através de reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios. É um meio de participação social.
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